Home Notícias

Senado vai homenagear personalidades com a comenda Dorina Nowill

Image alt

O Senado Federal vai entregar, neste mês, a Comenda Dorina Nowill a sete personalidades que contribuíram, de forma relevante, para a defesa das pessoas com deficiência no Brasil. Em sua primeira edição, a solenidade ocorrerá no dia 24 de setembro, durante Sessão Especial destinada à comemoração do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

Este ano, irão receber a homenagem as seguintes personalidades: Aracy Lêdo, Loni Manica, Mara Gabrilli, Luiza Câmera, Rosinha da Adefal, Solange Calmon, Dorina Nowill (in memoriam). A escolha dos vencedores foi realizada por um conselho composto por um representante de cada um dos partidos políticos com assento no Senado Federal.

SAIBA MAIS: Dorina de Gouvêa Nowill perdeu a visão aos 17 anos de idade, mas nunca deixou que a deficiência interrompesse a sua carreira profissional. Em uma época em que livros em Braille eram raros, ela continuou os estudos e formou-se como professora primária. Posteriormente, continuou os estudos na Universidade Columbia, nos Estados Unidos. Foi Presidente do então "Conselho Mundial para o Bem-Estar dos Cegos", hoje "União Mundial dos Cegos". Criou a Fundação Dorina Nowill, voltada para ajudar deficientes visuais em todo o Brasil. Dorina faleceu em São Paulo em 2010, aos 91 anos.

Fonte: Senado Federal