Home Quem somos
Image alt

QUEM SOMOS


A Associação de Deficientes e Familiares – ASDEF foi fundada em outubro de 2003 como entidade de caráter associativo e sem fins lucrativos, voltada para a defesa dos interesses das pessoas com deficiência.

Na sua trajetória, a Asdef teve atuação de destaque na criação do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, onde teve assento na primeira composição e compôs a comissão que elaborou seu Regimento Interno, mantendo sua colocação como conselheira no órgão. Atualmente, a Asdef faz parte da comissão de acessibilidade do Conselho Estadual.

A Asdef também foi integrante da Comissão que elaborou a minuta do Projeto de Lei que criou o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em João Pessoa. A entidade é vice presidente neste conselho. Além disso, a Asdef é suplente nos Conselhos Municipais de Assistência Social e de Saúde de João Pessoa.

No Fórum Paraibano de Luta da Pessoa com Deficiência, composto por dezenas de entidades da causa, a Asdef é uma das coordenadoras. Outra participação da Asdef é na Secretaria Executiva do Fórum de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitados no Mercado de Trabalho.

Nosso Objetivo

O objetivo da Asdef é mudar a mentalidade da sociedade e da administração pública que impede ou dificulta o desenvolvimento e a inserção das pessoas com deficiência na vida econômica, cultural, esportiva e social.

Para a Asdef, não basta mudar a vida da pessoa com deficiência por um dia, mas garantir uma vida inteira de dignidade e respeito. Trabalhamos para que as pessoas com deficiência conheçam seus direitos e compreendam que para que esses direitos saiam do papel é preciso denunciar, cobrar e exigir.

Conforme o Censo do IBGE de 2010, mais de mais de 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência. A Paraíba, que tem 27,8% da população formada por pessoas com deficiência, é o segundo estado do Nordeste com maior percentual nesse sentido, ocupando o quarto lugar no ranking brasileiro. João Pessoa engloba 26% dessa população, sendo considerada a terceira capital com maior número de deficientes proporcionalmente ao número de habitantes. São milhões de pessoas necessitando apenas de oportunidades para mostrar do que são capazes.
Junte-se a nós, por uma sociedade mais justa e inclusiva!